Empresas se unem para calcular neutralidade de CO2 de campanha da Heineken

Grandes marcas têm se esforçado para mensurar e neutralizar as emissões de carbono e o setor de marketing tem o desafio de mapear as emissões indiretas — que acontecem ao longo da cadeia produtiva e da operação. Pensando nisso, a plataforma Green Your City, que permite a neutralização de emissões de CO2 para publicidade digital, neutralizou as emissões da campanha homônima da Heineken, que foi veiculada de outubro a dezembro de 2022.

A neutralização, resultado de uma parceria entre as empresas HYPR, Moss e da iProspect, utiliza créditos de carbono disponibilizados em blockchain que beneficiam projetos de conservação na floresta amazônica. Segundo as empresas, cerca de 310 toneladas de CO2 foram neutralizadas, o que corresponde a 44 mil árvores preservadas.

Segundo Lucas Callile, diretor de mídia da iProspect, “o objetivo da iniciativa é gerar um impacto positivo na indústria de publicidade, através da adoção de novos fluxos de trabalho que considerem a sustentabilidade como premissa de negócio”, afirma.

Criada para atuar com sustentabilidade e cultura, a tecnologia abarca as quatro grandes metas de sustentabilidade da Heineken: ter energia renovável em 50% dos pontos de venda da marca até 2030, ter circularidade nas embalagens com 80% das embalagens de vidro sendo retornáveis, implementar micro florestas em 19 capitais e multiplicar os investimentos em marketing para consumo responsável, tudo isso até 2030.

“A plataforma Green Your City norteia as principais ações da Heineken. Temos metas ambiciosas de sustentabilidade e, visando atingi-las, esse modelo trabalho que reflete a nossa responsabilidade ambiental passa por todas as frentes dos projetos, incluindo a preocupação com o impacto positivo de nossas campanhas”, conclui Melina Domingos, líder de estratégia de sustentabilidade e cultura da marca Heineken no Brasil.

Fonte: https://exame.com

Gelada e pesada: cerveja ficou (bem) mais cara desde a última Copa

Se a Copa é sinônimo de gelada pra você, eu vou jogar água na sua cerveja. Vamos colocar assim: se, em 2018, você conseguia comemorar tomando uma cerveja de 600 ml, agora teria que se contentar com uma long neck se quisesse gastar a mesma coisa.

A cervejinha ficou mais cara nesses 4 anos: dentro de casa, o aumento foi de 22,8%; e fora, 17,4%.

A variação foi calculada com base nos dados do IPCA divulgados pelo IBGE.

Energia, água, cevada e malte são os ingredientes dessa subida.

“De um modo geral, os aumentos nos preços da cerveja estão relacionados basicamente aos aumentos nos custos de produção, com destaque para energia elétrica e água causados pela crise hídrica, sobretudo no ano de 2021 e pelos aumentos dos preços da cevada e do malte, agravados pela Guerra na Ucrânia ao longo de 2022”, explica Fernando Agra, Economista da UFJF.

Mas tem outros jogadores influenciando essa partida. “Além, é claro, de uma taxa de câmbio depreciada (dólar alto) que ainda contribui para aumentar o custo com a importação desses insumos”, conta Agra.

Para ele, isso é mostrado nos números: “a maior parte dos aumentos foi acumulada entre janeiro de 2021 e outubro de 2022”, explica.

Apesar de mais cara, a cerveja ainda subiu menos que outros itens do pacote “torcedor br”. Um levantamento feito pela economista da XP Tatiana Nogueira em agosto mostrou que os itens mais consumidos durante a competição tiveram alta de dois dígitos desde 2018 – muitas delas, acima da inflação de 26,8% acumulada no período.

O preço do pacote de figurinhas, por exemplo, dobrou. A carne ficou 79,1% mais cara. Refrigerante e água, 23,7%. E os televisores, 17%.

Fonte: https://g1.globo.com

De olho no público gamer, Heineken anuncia streamer Gaules como novo parceiro

A Heineken dá mais um passo em direção ao universo dos games e do eSports. Com exclusividade à EXAME, a cervejaria anuncia o streamer Gaules como parceiro oficial.

Segundo a Heineken, o vínculo foi pensado para que a marca torne-se a cerveja oficial da Tribo – como é conhecida a comunidade de fãs e apoiadores do streamer. Ainda de acordo com a cervejaria, a parceria com o Gaules é para ajudar a divulgar a Heineken 0.0, a linha de cervejas sem álcool da marca.

O contrato prevê a exposição da marca Heineken e da linha de cervejas sem álcool da empresa em transmissões exclusivas do streamer, assim como inserções nas redes sociais Instagram e Twitter do Gaules e da Tribo, além de conteúdos especiais que serão desenvolvidos em conjunto e anunciados em breve. A empresa não deu mais detalhes sobre o conteúdo que a parceria deve gerar.

Quem é Gaules?

Com mais de três milhões de seguidores em seu canal da Twitch, Alexandre Borba, conhecido como Gaules, é um dos grandes nomes do cenário de streaming nacional e internacional. O streamer é conhecido por transmitir partidas do jogo Counter Strike e é um ex-jogador profissional da modalidade.

Recentemente bateu o recorde global de audiência na plataforma, passando a ser agora o detentor da maior transmissão ao vivo da Twitch, com 710 mil espectadores simultâneos na plataforma. O recorde aconteceu durante o último grande campeonato mundial de Counter Strike, em um jogo de um dos times brasileiros participantes do campeonato.

Embora suas lives sejam, majoritariamente, sobre o jogo Counter Strike e seu universo competitivo, Gaules foca sua transmissão no cenário do eSports como um todo, mostrando que há uma oportunidade de conexão e entretenimento até mesmo para pessoas que não estão habituadas a esse meio.

Para Gaules, a parceria com a Heineken agrega uma visibilidade a já realidade que é o investimento de marcas não-endêmicas no mundo dos games. A Heineken segue o exemplo de outras empresas que já estão apostando suas fichas no cenário competitivo de games do Brasil, como o projeto GGWP, da concorrente Ambev em parceria com Nubank e iFood.

“Estou feliz em ver mais uma marca gigante entrando ‘de cabeça’ no cenário. Quem ganha é a comunidade com maiores investimentos, benefícios, e como consequência, um crescimento acelerado de todos do ecossistema”, diz o streamer.

Com a visibilidade das suas lives, Gaules é um nome cobiçado por grandes nomes da tecnologia e do universo dos esportes e dos games. Recentemente, o streamer foi anunciado como head de gaming da Kabum!, um dos maiores e-commerce de tecnologia do país e também passou a integrar o time de parceiros da Red Bull no Brasil.

A cerveja dos gamers?

Trazer o Gaules para dentro da Heineken parece ser mais uma das apostas da cervejaria para ganhar tração entre o público gamer no Brasil

Recentemente a Heineken anunciou o patrocínio a uma das ligas de eSports mais acompanhadas do país, o Campeonato Brasileiro de League Of Legends (CBLOL). Além disso, nesse ano a marca também irá patrocinar os torneios de iRacing ,com dois campeonatos: o Fórmula Heineken 0.0, desenvolvido pela F1BC, e Heineken 0.0 Masters of Track, resultado da parceria com a IRB E-sports.

”A Heineken 0.0 chegou ao Brasil em 2019 e estamos dando grandes passos para sermos pioneiros e liderar a primeira plataforma de games da Heineken no mundo por meio de parcerias com o Gaules, Tribo, CBLOL e competições de iRacing”, diz Eduardo Picarelli, diretor da Business Unit da marca da Heineken no Brasil.

Para o executivo, a estratégia da Heineken com o mundo dos games e dos eSports é justamente fortalecer a marca como uma parceria oficial nesse universo. Ainda segundo a cervejaria, a inserção da cerveja sem álcool como um dos produtos em destaque das parcerias permite que esses jogadores conheçam o novo produto e possam beber sem sofrer os efeitos do álcool, o que pode acabar atrapalhando a performance nos jogos.

“Selar estes vínculos permite que a marca integre um novo ecossistema, gerando entretenimento e experiências relevantes para os players que acompanham e participam das competições. Além de apresentar os atributos de qualidade da Heineken de um modo inovador a este público que aprecia o sabor de uma boa cerveja, mas não necessariamente os efeitos do álcool em um contexto que exige performance”, finaliza Eduardo.

Fonte: https://exame.com

Heineken lança campanha global para incentivar retomada responsável de reuniões sociais

A Heineken anunciou o lançamento de uma campanha de comunicação global que destaca a necessidade de seus consumidores manterem protocolos de segurança na retomada dos encontros com amigos. Denominada “Home Gatherings” (reuniões em casa), a campanha explora o mote “Se for beber junto, mantenha as cervejas afastadas” e teve seu filme vídeo publicitário gravado em Londres pela Publicis Itália.

Para mostrar que a volta de atividades social requer responsabilidade, a campanha conta com veiculações em mídias indoor, digitais e na TV (aberta e por assinatura).

A trilha sonora do filme é a música “Perhaps, Perhaps, Perhaps”, interpretada por Mars Big Bang – feat. Octavio Rivera. Após cenas de pequenas reuniões entre amigos, uma confusão começa quando nenhum dos convidados consegue identificar exatamente qual a sua long neck.

Uso de máscara

Retratando uma situação comum em reuniões caseiras com amigos, a campanha incentiva os consumidores a utilizar meios criativos e responsáveis para socializar neste momento de reabertura. A campanha também reforça a necessidade de uso de máscaras.

“Na Heineken, sempre buscamos contar histórias com leveza e sagacidade, levando aos consumidores uma nova perspectiva de situações do cotidiano. A pandemia mostrou que o consumo em casa, entre amigos, está mais frequente, mas queremos com bom humor reforçar que mesmo nessas ocasiões, o cuidado precisa ser constante”, comenta Gabriel D’Angelo Braz, diretor de marketing da marca Heineken no Brasil.

Além da campanha, a marca conta com a plataforma global “#SocialiseResponsibly“, que incentiva a manutenção dos cuidados na socialização no momento de retomada de bares, restaurantes e maior flexibilização diante da pandemia, de acordo com protocolos oficiais de saúde de cada país em que a marca atua.

Imagem: Divulgação

Fonte: https://mercadoeconsumo.com.br/2021/08/24/heineken-campanha-retomada-responsavel-de-reunioes-sociais/