Você já pensou em transformar uma garrafa de cerveja em tijolo? Saiba mais

A sustentabilidade pode parecer um tema recente, que apareceu somente nos anos 90, mas designers, arquitetos e diversas marcas já haviam pensado em soluções visando a economia circular e a logística reversa.

É fato que a maior produção de resíduos atualmente no planeta vem do plástico, mas, quantas garrafas de cerveja também são jogadas nos aterros todos os dias e não são recicladas? Estima-se que mais de 11 milhões de toneladas de garrafas de vidro são jogadas no lixo todo ano, mas o que seria possível realizar com todo esse material?

As garrafas de cerveja comuns, cilíndricas, não são facilmente empilháveis, mas podem aguentar bastante peso. Na década de 1960, a cervejaria holandesa Heineken propôs uma nova ideia: garrafas de cerveja retangulares que poderiam funcionar como tijolos para moradias populares.

Segundo a história divulgada pela Heineken Collection Foundation, a inspiração veio de uma visita do fundador da marca, Alfred Heineken, à ilha de Curaçao, onde ficou impressionado com a quantidade de lixo descartado ao ar livre. Parte desses resíduos eram suas garrafas de cerveja.

O arquiteto John Habraken foi convidado pela marca para projetar uma garrafa reutilizável que pudesse servir como bloco de construção após o uso. O resultado foi a WOBO (World Bottles), uma garrafa com laterais planas, com relevo e fundo côncavo para que pudesse ser facilmente encaixada em outra. A Heineken chegou a produzir um total de 100.000 dessas peças.

Apesar das boas intenções e do êxito do protótipo, o produto não chegou a ser comercializado, pois encontrou resistência de alguns departamentos da empresa. No entanto, alguns anos depois, as garrafas se tornaram uma casa no jardim da cervejaria.