#NãoVolte: Ambev pede união das empresas para superar pandemia

"Não devemos voltar a acreditar que podemos crescer sozinhos", escreve Rodrigo Figueiredo, vice-presidente da Ambev e conselheiro do Pacto Global

A atual pandemia deixou muito claro que estamos conectados e que acontecimentos distantes podem afetar profundamente a vida de todo o mundo. Quem poderia imaginar que um vírus, oriundo de uma cidade no interior da China, causaria esse impacto profundo em todos os continentes? Por outro lado, nossa sociedade relembrou que juntos e juntas somos mais fortes e que a colaboração é o caminho mais eficaz para a solução de problemas complexos. Tivemos inúmeros bons exemplos de parcerias entre governos e empresas, entre companhias, seus fornecedores e clientes e até entre concorrentes. Isso acelerou a execução de ideias e projetos emergenciais e de bem comum.

Agora, em uma realidade pós-pandemia, imagine quantas pessoas e empresas por aí, extremamente capazes de criar ideias inovadoras, mas que não têm suporte e apoio necessários? Por isso, é importante reforçar a responsabilidade de grandes companhias em encontrar formas de crescer, mas sempre pensando e desenvolvendo o ecossistema. Não devemos voltar a acreditar que podemos crescer sozinhos.

Um grande exemplo é a Natura, que recentemente fez um chamado de inovação, com um desafio que tinha como objetivo receber projetos que envolvessem a redução de resíduos e de embalagens em qualquer uma das etapas da atividade cosmética, do desenvolvimento de produtos e sua fabricação, até sua distribuição e consumo. O programa teve participação de todos da cadeia: comunidade científica, empresas e startups, colaboradores, consultoras da marca e até do público em geral. Foram mais de 570 propostas recebidas de 35 países.

Aqui na minha jornada na Ambev, tive a chance de promover algumas ações que beneficiaram não só novos empreendedores e parceiros mas também a companhia, a sociedade e o meio ambiente. Uma história que gosto de contar é sobre a ManejeBem, startup que fez parte de nossa Aceleradora 100+ Sustentabilidade. A empresa promove recursos inteligentes e estrutura para a cadeia produtiva agrícola, fornecendo tomada de decisão assertiva no campo e geração de produtos rentáveis. Em um ano, já são mais 1.000 produtores no Maranhão que fazem parte do projeto e que recebem capacitação técnica. Outro exemplo legal é a Green Mining, startup de logística reversa inteligente. Até o meio deste ano, a Green Mining coletou mais de 1,3 milhão de quilos de vidro e evitou mais de 221 quilos de emissões de CO2.
Fonte: exame.com