Heineken oferece energia renovável ao consumidor

Depois de começar a conectar bares e restaurantes a seu programa de energia renovável, no ano passado, a fabricante de cerveja Heineken estende o benefício à casa do consumidor.

Após se cadastrar no site da plataforma batizada de Green Your City, o consumidor pode ter acesso a um sistema de geração distribuída de energia renovável, como solar, eólica ou de biomassa. A economia chega a 20% da conta, segundo a empresa.

Além dos dados da instalação elétrica, o consumidor precisar comprovar que tem o valor médio mensal de R$ 200 para cima em sua conta de energia. Após a adesão, o prazo estipulado para a conversão e fornecimento é de até 120 dias. “Sustentabilidade hoje é o novo puro malte. É o que vai gerar diferenciação competitiva para a categoria lá na frente”, afirma Mauro Homem, vice-presidente de sustentabilidade e assuntos corporativos do grupo. Seu cargo foi criado neste ano.

O executivo não abre o valor investido, mas diz que a plataforma de projetos de sustentabilidade responde por “boa parte” do investimento da marca no Brasil, seu maior mercado global. “Nosso consumidor quer cada vez mais engajamento das marcas dentro de tópicos que sejam relevantes, e sustentabilidade tem batido de forma muito forte, em especial para o consumidor de 18 a 25 anos, que está entrando na categoria.”

A Heineken começou a cadastrar bares e restaurantes nos sistemas de geradoras de energia distribuída em 2021. O objetivo é que metade dos pontos de venda em 19 capitais usem energia renovável até 2030.

“A aceitação é muito boa, pois em pouco tempo o cliente se cadastra, ganha um benefício em sustentabilidade, proximidade diferente nas nossas plataformas e economiza na conta de luz”, diz. Para os pontos comerciais, a redução no valor da fatura pode chegar a 40%. O executivo não soube dizer quantos bares e restaurantes aderiram ao programa.

A Heineken tem parceria com geradores regionais de energia renovável certificada – solar, eólica ou de biomassa. A disponibilidade do serviço acontece de forma gradual. Atualmente, moradores de Minas Gerais, Goiás, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Distrito Federal e algumas cidades de São Paulo podem solicitar adesão. A previsão é de que o programa chegue a todo país até o primeiro semestre de 2023.

Com o programa, a companhia pretende dar mais um passo em suas metas ambientais. No caso da marca Heineken, ter o processo interno de produção 100% com energia renovável é um objetivo que deve ser alcançado no fim de 2023, com a entrega da caldeira de biomassa da planta de Jacareí (SP) – que faz parte dos R$ 320 milhões que o grupo vai investir em suas cervejarias paulistas.

Fonte: https://valor.globo.com