Indústria da cerveja investe na redução do consumo de água

Setor mapeia e desenvolve projetos para o melhor acesso à água e conservação

Em 22 de março é comemorado o Dia Mundial da Água, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) para alertar a população mundial sobre a preservação desse rico recurso natural. Para a indústria da cerveja, a água é o principal insumo e por isso trabalha com uma gestão pautada na redução do consumo e na preservação e saúde das bacias hidrográficas.

“A água é a matéria prima essencial para a produção da cerveja e representa mais de 90% da composição dos nossos produtos. Para aprimorar a atuação nas bacias hidrográficas que sofrem de estresse hídrico, as associadas do SINDICERV mapeiam e desenvolvem projetos para o melhor acesso à água e conservação. Além disso, desenvolvemos parcerias com os usuários locais, comunidade, empresas, agricultores, ONG´s, setor público e privado”, explica o Presidente Executivo do Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja – SINDICERV, Márcio Maciel.

A Ambev conta com o programa Bacias & Florestas, que colabora na recuperação e preservação de importantes bacias hidrográficas do país. A cervejeira realiza o diagnóstico das bacias e reúne parceiros para traçar um plano local com ações que incluem educação ambiental, restauração ecológica, práticas de conservação e PSA (Pagamento por Serviços Ambientais), nas cinco regiões no Brasil.

Iniciativas como essa contribuíram para que a empresa reduzisse o consumo de água por cerveja produzida. De 2005 a 2022a média para cada 1 litro de cerveja produzida caiu de 5,36 litros de água para 2,4 litros, redução em 55% no período.

Já o Grupo HEINEKEN mantem parceria com a fundação SOS Mata Atlântica, com foco principal na restauração florestal e a proteção dos mananciais na qualidade e quantidade de água disponível. O projeto já trouxe resultados no retorno de nascentes e no incremento do volume e da quantidade de água superficial e subterrânea no entorno da operação, no município de Itu.

Em dez anos,  a média de consumo para cada 1 litro de cerveja produzida caiu de 5 litros de água para 3,5 litros, redução de 1/3.

Sobre o Sindicerv

O Sindicato Nacional da Industria da Cerveja é a entidade que representa as empresas responsáveis por cerca de 80% da produção de cerveja no Brasil. Atua continuamente para o debate de regulamentos, leis, normas, políticas públicas e práticas que contribuam com o desenvolvimento da indústria e suas respectivas cadeias produtivas.