8/03: Indústria Cervejaria promove a diversidade, inclusão e equidade de gênero

Ações desenvolvidas pelas associadas ao SINDICERV valorizam a mulher dentro e fora das fábricas

A promoção da diversidade, inclusão e equidade de gênero está cada vez mais presente na pauta da indústria da cerveja. No Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, o debate em torno dessas práticas ganha ainda mais força, com as ações, campanhas e programas das associadas ao Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja – SINDICERV – principal associação do setor que representa as empresas responsáveis por cerca de 80% da produção de cerveja no Brasil.

“A diversidade, inclusão e equidade são compromissos do setor, muito bem representados pelas associadas, que ao longo dos anos realizam diversas ações de valorização da mulher dentro e fora das fábricas”, afirma o Presidente Executivo do Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja – SINDICERV, Márcio Maciel.

Na Ambev, os grupos de afinidade foram formados e reconhecidos pelas pautas latentes e legítimas a que se destinavam debater. Entre eles, a cervejaria conta com o WEISS (Women Empowered Interested in Successful Sinergies), que discute assuntos de interesse feminino e emancipação no ambiente de trabalho.

Em encontros mensais, as participantes apresentam e discutem ideias e melhores práticas no local de trabalho e como impulsionar a carreira de mulheres dentro da companhia. O grupo foi criado para estimularr que cada vez mais mulheres ocupem cargos de liderança, se apoiando nos Princípios de Empoderamento das Mulheres (Women’s Empowerment Principles).

Outro programa é o InnoWomen – Liga de Mulheres Inovadoras da Ambev, com o objetivo de reunir parceiros da empresa para identificar caminhos para construir ambientes de destaque para mulheres em temas ligados à inovação.

Para capacitar mulheres sobre o universo da cerveja e as áreas de atuação profissional que ele possibilita: como mestre-cervejeira, por exemplo, ou para o setor de serviços como em bares e restaurantes, a Academia da Cerveja da Ambev conta com o programa CervejeiraSouEu. Com ambiente inclusivo e 100% seguro para aprender sobre cerveja, sem tabus, o curso é válido para mulheres cis e trans, maiores de 18 anos, de qualquer região do país.

Em 2022, a Ambev lançou  a cerveja Desrotuladas, desenvolvida exclusivamente por um time de mulheres em todos os processos e teve todo o seu lucro revertido e destinado à ONG Cruzando Histórias, que apoia mulheres na recolocação no mercado de trabalho. Já em relação a iniciativas que reduzem o preconceito, a companhia conta com o programa Homens Aliados, debatendo temas como paternidade, machismo, masculinidade tóxica, assédio, papéis de gênero e outros.

O Grupo Heineken também promove ações para combate à desigualdade de gênero como o Meta #50em5, no qual estabelece o compromisso de alcançar 50% de liderança feminina até 2026, sendo que atualmente 33% da liderança do grupo já é composta por mulheres. Além disso, a empresa se uniu a outras 484 empresas como membro do Índice Bloomberg Gender Equality (GEI) de 2023, um selo de referência sobre o tema.

Em um setor visto como predominantemente masculino, a Heineken incentiva a contratação de mulheres em diversas posições, inclusive como motorista, operador logístico, empilhadeiras e vendas, no programa Quebrando Barreiras.

Outras iniciativas com foco nas mulheres são o Programa Carolinas, com a mentoria e preparação de 500 mulheres negras para o mercado de trabalho junto com a consultoria, o Canal HEINEKEN Mulher, plataforma que visa proporcionar um acolhimento para colaboradoras e não colaboradoras – com profissionais de psicologia e assistência social, Nasce uma estrela – Grupo 24h  de atendimento por WhatsApp (vídeo ou telefone) com profissionais da saúde para gestantes e puérperas e Bate papo de mãe pra mãe, com palestras e encontros entre mulheres e mães para criar um espaço seguro e de confiança.

Além disso, a cervejaria conta ainda com Comitê Executivo de Diversidade, formado por gestores que aprovam, acompanham, medem e avaliam as ações trabalhadas pelos Grupos de Afinidade, de pessoas unidas para atingir objetivos em comum, com troca de conhecimento e o desenvolvimento de iniciativas que tornem a HEINEKEN mais inclusiva, diversa e equalitária.

Sobre o Sindicerv

O Sindicato Nacional da Industria da Cerveja é a entidade que representa as empresas responsáveis por cerca de 80% da produção de cerveja no Brasil. Atua continuamente para o debate de regulamentos, leis, normas, políticas públicas e práticas que contribuam com o desenvolvimento da indústria e suas respectivas cadeias produtivas.