Como a Heineken pretende lidar com o problema das long necks e transformar a reciclagem de vidro no Brasil

Mauro Homem, VP de Sustentabilidade do Grupo Heineken, fala sobre metas de neutralidade da empresa e explica como a marca trabalha para ampliar a reciclagem e circularidade de garrafas de vidro - um material que, hoje, dificilmente tem destino sustentável

Até 2023, a Heineken tem a meta de ter 100% de sua produção no Brasil feita a partir de energia limpa. Outro compromisso da empresa, como Grupo, amplia as ambições também para fornecedores e distribuidores: o objetivo é ser carbono neutro em toda a cadeia de valor até 2040. “Sustentabilidade não é um tema exatamente novo na Heineken, mas temos dado mais tração a ele nos últimos dois anos”, diz Mauro Homem, vice-presidente de Sustentabilidade do Grupo Heineken.

O executivo, que assumiu o posto de VP em fevereiro deste ano, explica que a criação do cargo foi uma decisão da empresa com o objetivo de fazer com que a agenda ESG entrasse, de forma transversal, nas decisões da companhia. “É uma evolução que vem acontecendo nas empresas. E se você está mais próximo das tomadas de decisão, você consegue influenciar melhor e promover cada vez mais essa agenda”, diz Mauro, em entrevista ao NegNews.

Uma das agendas da Heineken é o de implementar soluções de circularidade para suas embalagens. A estratégia visa resolver um dos principais problemas da companhia em relação à sustentabilidade: a destinação das garrafas long neck, que, hoje, dificilmente são recicladas. Para isso, a empresa tem financiado programas de logística reversa de vidro, por meio de cooperativas – além de trabalhar com embalagens retornáveis. O compromisso assumido é o de ter 80% das embalagens de vidro da marca circulares até 2030.

“A coleta seletiva municipal ainda é incipiente no Brasil, o que nos coloca um desafio ainda maior para fazer com que esse produto reciclável chegue aos catadores e cooperativas e consiga, depois, acessar novamente a indústria”, explica o executivo. “Queremos transformar a reciclagem do vidro no Brasil”, diz.

Outros programas da companhia têm como foco o impacto no consumidor final e a energia limpa. Em 2022, a empresa lançou o “Programa Energia Verde”, que amplia o acesso de consumidores à energia limpa e promove descontos na conta de luz dos participantes. O projeto, que já estava disponível para pontos comerciais, reduz em até 20% o custo da energia para consumidores pessoas físicas que se inscreverem na plataforma da empresa. O desconto acontece por meio do fornecimento de energia limpa às casas, a partir de parceiros do programa da Heineken.

Fonte: https://epocanegocios.globo.com