Cervejeiros disseminam conhecimento nas redes sociais

Produção de conteúdo atrai ecossistema de apreciadores da bebida

A cerveja está presente nos principais momentos na vida dos brasileiros, seja em um happy hour, almoço de domingo, futebol, churrasco, grandes eventos e até mesmo nas redes sociais. A comunidade cervejeira vem crescendo a cada dia, atraindo uma legião de apaixonados, que se reúnem no universo digital para trocar experiências, compartilhar conhecimento e interagir com quem tem sede de informação pela bebida mais apreciada no País.

Prova disso é a expansão dos canais de especializados em cerveja na internet, que ajudam a desvendar esse mercado e contribuir para o crescimento do setor, que representa 2,02% do PIB do Brasil e gera mais de 2 milhões de empregos diretos, indiretos e induzidos.

Para conhecer quem está por trás da produção de conteúdo cervejeiro, o Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja – SINDICERV conversou com Ludymila Almeida. Sommelier pelo Instituto da Cerveja do Brasil (ICB), ela entrou nesse universo há seis anos após a criação da página Ipacondríaca, no Instagram. E mesmo em um período desafiador da pandemia da Covid-19, em 2020 deu início ao lado do designer Leandro Bulkrool, ao Surra de Lúpulo, uma multiplataforma de comunicação, com podcast semanal, páginas no Instagram, YouTube, Twitter, TikTok e Newsletter.

“A cerveja sempre esteve presente na minha vida. Com a chegada de novos rótulos no mercado, comecei a estudar, descobrir novos gostos, aromas e catalogar minhas preferências para indicar aos internautas. O nome Ipacondríaca vem de uma brincadeira com a Ipa, tipo de cerveja. Já o Surra de Lúpulo é uma expressão que cunhei a partir das indicações que fazia, de bebidas com dose extra de lúpulo, aroma e amargor característicos”, conta a criadora de conteúdo.

Com uma linguagem simples e descontraída, o programa apresentado por ela e Leandro Bulkrool vai ao ar todas as quintas-feiras e traz entrevistas com profissionais do mercado sobre estilos, marcas, eventos, harmonizações e viagens cervejeiras, com atenção à representatividade feminina.

“As mulheres ainda são a minoria nesse universo, respondem por apenas 30% do nosso público. Por isso, queremos dar vozes a esse público”, comenta.

Interação com o público

Na medida em que Ludymila começou a ter interação com outros internautas apaixonados por cerveja, deixou de ser uma consumidora e buscou se especializar em Sommelier para se aprofundar no universo das artesanais. “Para entregar um conteúdo de valor, atemporal e relevante ao consumidor começamos a produzir um podcast semanal, além do perfil do Instagram que já mantinha. De lá pra cá já são 150 programas produzidos”, orgulha-se.

Além de disseminar a cultura cervejeira, a produção de conteúdo também atrai novos consumidores e contribui para o crescimento do mercado. “Fazemos parte de um grande ecossistema e temos uma responsabilidade imensa no conteúdo que produzimos, pois estabelecemos uma relação de confiança com o consumidor a partir da nossa avaliação e recomendação”.

A profissão

A produção de conteúdo sobre cerveja é uma profissão recente. Os primeiros canais surgiram nos últimos dez anos no Instagram, inicialmente para apoiar a expressiva expansão das cervejarias no país, que saíram de 129 estabelecimentos em 2011 para 1.549 no ano passado.

Com o tempo, novos formatos surgiram para fornecer informações relevantes aos apreciadores da bebida, como vídeos, ebooks e podcasts. “Além do conteúdo de qualidade é importante conhecer as melhores práticas, ferramentas, lidar com algoritmos das redes socias para poder levar a mensagem da melhor forma, alcançar mais pessoas e ao mesmo tempo fazer com que as principais marcas reconheçam trabalho e apoiem seu trabalho”, ressalta.

Pesquisa Retrato dos consumidores

A curiosidade em conhecer melhor as preferências dos amantes da bebida despertaram em Ludymila e Leandro Bulkrool o interesse em desenvolver a pesquisa “Retrato dos Consumidores de Cervejas”, que chegou em sua terceira edição em 2022, com mais de 4 mil participantes.

“A cada ano a pesquisa vem tendo uma aceitação muito positiva pelo mercado, uma vez que demonstra e ajuda os empresários do setor a entender mais sobre os seus consumidores. E auxilia os consumidores a descobrirem mais sobre a evolução da cerveja artesanal no Brasil”, comemora Ludymila.

Os interessados em conhecer e apoiar o projeto podem obter mais informações no site

Sobre o Sindicerv

O Sindicato Nacional da Industria da Cerveja é a entidade que representa as empresas responsáveis por cerca de 80% da produção de cerveja no Brasil. Atua continuamente para o debate de regulamentos, leis, normas, políticas públicas e práticas que contribuam com o desenvolvimento da indústria e suas respectivas cadeias produtivas.