Brahma lança curso de sommelier para deficientes visuais

Pessoas com deficiência visual podem aguçar outros sentidos como paladar e olfato, essenciais para um sommelier”, diz a marca

São Paulo – Costuma-se dizer que a perda de um sentido faz o cérebro compensar aguçando outros. Pensando nisso, a marca de cerveja Brahma Extra, que pertence à Ambev, lançou um curso para pessoas com deficiência visual, o “Sommeliers Extraordinários”.

Em parceria com a Fundação Dorina Nowill para Cegos e o Instituto da Cerveja Brasil (ICB), a marca iniciou na semana passada a primeira turma do curso, que acontece em São Paulo. “Ao perder a visão, pessoas com deficiência visual podem aguçar outros sentidos como paladar e olfato, essenciais para um sommelier”, diz a marca em nota.

O curso “Sommeliers Extraordinários” é uma adaptação do curso de sommelier cervejeiro já oferecido pela marca. Para garantir a acessibilidade dos materiais, a novidade inclui desde a tradução das apostilas para os formatos Braille e digital acessível até taças do curso com Braille em sua base.

A infraestrutura do Instituto da Cerveja Brasil (ICB), local das aulas, também foi adaptada com um chão tátil para orientação dos alunos. Para ilustrar a cervejaria, foi feita uma impressão de uma maquete 3D e, no quesito ensino, os professores contaram com um treinamento prévio da Fundação Dorina Nowill para Cegos.

A primeira turma conta 20 alunos matriculados, oriundos de diversas localidades do país, com profissões variadas e até universitários. Não há periodicidade definida para o curso. As inscrições são online, feitas pelo site do projeto Sommeliers Extraordinarios, e as turmas se iniciam conforme a demanda.

Fonte: exame.abril.com.br