Ambev aposta na Lemon para reduzir sua pegada ambiental e levar energia limpa para 250 mil bares

Batizada de The Energy Collective, a iniciativa é capitaneada pela marca Budweiser e está começando pelo Brasil, mas é uma ação global da controladora ABInbev para a redução da sua pegada ambiental.

A Ambev vai reduzir a pegada ambiental de 250 mil bares, restaurantes e casas de shows — e por tabela a sua própria — com uma solução de energia renovável para o consumo de eletricidade dos estabelecimentos. Para atingir a meta até 2025, a Ambev vai escalar o negócio da Lemon, startup de energia que é uma investida da Z-Tech, hub de inovação da cervejaria, e que dá acesso ao mercado livre de energia renovável a consumidores de baixa tensão.

A “conversão” para energia limpa no consumo de 250 mil estabelecimentos equivaleria a uma compensação de 290 mil toneladas de CO2 — ou à retirada de CO2 feita naturalmente por 4 milhões de árvores plantadas.

A meta da Ambev é zerar as emissões líquidas próprias e de terceiros em sua cadeia de valor até 2040.

Hoje a Lemon está presente em 2,7 mil estabelecimentos em quatro estados. Para dar conta desse crescimento de quase 100 vezes, a Lemon está negociando um novo aporte, que deve ser concluído ainda neste semestre. Em 2019, a empresa recebeu seu primeiro cheque, uma rodada semente de US$ 1 milhão com os fundos Big Bets e Canary. No ano seguinte, veio um aporte da Z-Tech e da Capitale, cujo valor não foi divulgado.

A Lemon faz a ponte entre produtores de energia renovável com consumidores de baixa tensão (contas de menos de R$ 10.000 ao mês) que hoje não têm acesso ao mercado livre de energia. A empresa simula a venda de energia ainda no mercado regulado, criando cooperativas ou consórcios de pequenos consumidores. As fazendas injetam créditos nas contas dessas cooperativas e com isso zeram o valor da conta de luz (excluídos os impostos) junto à distribuidora.

A solução permite uma economia da ordem de 20% para os estabelecimentos

Fonte: https://blogs.oglobo.globo.com